sábado, 20 de março de 2010

ARMADURA DO CRISTÃO


Efésios 6, 10-17
Ser cristão é uma decisão daquele que deseja, acima de tudo, agir. Mas não agir simplesmente baseando-se no quotidiano da vida e com finalidades voltadas à sobrevivência ou à manutenção material deste mundo, e sim, agir de acordo ao que foi ensinado pelo Cristo, Jesus.
Ser cristão é agir baseado na grandeza do humano e pelo humano; viver e acreditar na boa nova com a fé, esperança e amor que ela própria nos ensina.
E para isso é preciso coragem para lutar e vencer qualquer que seja a força que nos afasta desta decisão, como os vícios, por exemplo, que envolvem e corrompem.
Acreditar que a boa nova não representa uma vida diferente da que foi criada por Deus, mas sim a consciência do que significa viver do jeito que Deus propõe. E assim, há duas formas de ser cristão: uma, vivendo a boa nova tendo Jesus como referência para qualquer atitude ou palavra e, outra, além de viver a boa nova, transmiti-la a quem ainda não a viveu.
Porém, qualquer que seja a forma de vida que não seja esta proposta, urge em tentar desviar o cristão deste caminho e, principalmente pelos vícios, levá-lo a acreditar que a vida espiritual sucumbe ao material.
A vaidade, o apego e a soberba são alguns desses vícios que, entre outros, alojam-se como parasitas na vida de muitos. Além dos vícios do corpo que o torna dependente fisiologicamente.
Mas a essência divina permanece em todos, até naqueles que não acreditam que há um Pai Criador que espera o retorno desses seus filhos que ama.
Francisco descobriu isso quando se permitiu, mesmo que pelo sofrimento da carne ou da mente, eliminar qualquer que fosse o vício que nele estivesse impregnado. Ele desejou eliminar tudo e qualquer que fosse o motivo que pudesse afasta-lo da vida cristã e, se de forma radical ou não, conseguiu. Porque vestiu a Armadura do Cristão.
Não lutou contra pessoas e sim contra os vícios que envolvem as pessoas, ou seja, as “potestades”, tanto que, até aquele que resistia ferozmente às mudanças de Francisco, seu pai, Pedro Bernardone, não foi alvo das suas lutas, Francisco apenas abdicou-se da sua herança e devolveu o nome ao seu pai para poder continuar livre a nova vida escolhida. Continuou sim, sendo filho de Bernardone, lutou apenas contra os procedimentos que considerava obstáculos para viver a boa nova.
Esta é a mensagem de hoje, que não lutemos contra pessoas, pois são todos criaturas de Deus, porque, se assim o fizermos, estaremos lutando contra o Deus Criador.
Se considerarmos que pessoas são imperfeitas, teríamos também que considerar que a imperfeição da criatura reflete a imperfeição do criador.
Nunes

Um comentário:

  1. "Todas a coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem...Comece fazendo o que é necessário, depois siga com o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível" (Francisco de Assis)

    ResponderExcluir