terça-feira, 13 de dezembro de 2011

AMIGOS DE CRISTO PARA SEMPRE



O tempo não pára de inverter a ampulheta sempre que a areia acaba de escoar, ele segue por uma trilha retilínea e constante. Não pára, sequer para comemorar o encerramento de um ano no dia do Natal ou do Ano Novo.

A conclusão de um período, portanto, é só conceitual, não física. Porque ela está no meu coração e não no calendário.

Então, se está no coração, também não dá para deixar que o ano se vá sem que eu faça uma retrospectiva de tudo o que aconteceu dentro dele. Dos fatos bons e daqueles nem tanto, das pessoas que participaram dele comigo, de todos os trabalhos feitos, dos momentos mais importantes e, principalmente, das experiências vividas junto com os meus amigos.

Quando falo de amizade, incluo nela a amizade das amadas pessoas que, além de amigos, também são família.

Pensando nesta relação que Deus criou e que já foi tão maravilhosamente homenageada, por tantos poetas, deslumbrados com sua magia, tento eu também prestar este tributo depois de viver momentos junto aos Amigos de Cristo, o grupo de jovens de Londrina que busca aprender Deus.

O nome do grupo é sugestivo e o tema escolhido não poderia ser outro: "A perseverança da caminhada em grupo".

O convite chegou à Confraria Irmão Sol pela voz da Amanda, que, do seu modo meigo de conversar, também informou qual seria o tema da conversa. Quando começamos a pensar: - o que poderíamos ensinar a esses jovens com este tema? ... Quanta ingenuidade a minha! pensando estar ensinando, aprendi com esses jovens. Aí que também eu aprendi que Deus gosta de brincar quando ensina as lições mais importantes usando o paradoxo.

Aprendi que somente Deus pode criar, que Ele criou uma família e me colocou dentro dela; criou uma bela natureza e me fez parte dela; criou animais e plantas de infinitas cores e qualidades e me ensinou a amá-los; criou o meu corpo e me fez Sua morada; um coração e me ensinou a amar... e os amigos, que me ensinam a viver.

Aprendi que, por ambição, muitas vezes eu troquei esses tesouros por ilusões, por maçãs que, por fora, pareciam belas e brilhantes, encheram os meus olhos, mas que por dentro eram negras, podres. E, que os tesouros perdidos, jamais vou recuperar.

Que amigos foram justamente aqueles que eu desprezei enquanto mantinha meus olhos nas coisas do "mundo", porque os verdadeiros são aqueles que compartilham comigo as graças de Deus, não deseja tirá-las de mim ou trocá-las por ilusões. "Que amigo é aquele que me aproxima de Deus".

Aprendi que quando alguém se dispõe a compartilhar sua graça ela se multiplica. Jesus mostrou isso para mim quando multiplicou os pães e os peixes apenas compartilhando. A multiplicação acontece quando alguém tem a coragem de compartilhar o que possui. Isso sim é fé. E a boa energia dos Amigos de Cristo tem se multiplicado porque ela é compartilhada.

Tudo isso em poucas horas, apenas observando os olhos daqueles seres encantadores do grupo.

Fizemos algumas brincadeiras, porque aprendi também que preciso ser "como menino" para entrar no Reino do meu Pai.

Falamos sério também, porque falar de vida é mais sério.

O "chronos" andou enquanto, mergulhados no "Kayros", saboreávamos o nectar divino. Assim, quando percebemos, já havia passado a hora de almoçar, lembrando todos que "nem só de pão vive o homem".

Jesus estava lá o tempo todo e, no final da lição, pos-se no centro do salão, abriu os braços e recebeu todos, como se dissesse: "eu não vim para julgar, eu vim para que você receba a vida eterna". Pensei naquela vida em abundância que Deus tanto deseja que eu viva, mas, ao desviar meu olhar para os olhares da minha filha, Fernanda, que também participa do grupo, e da Driele, minha filha mais nova, o amor transbordou do meu coração, então acreditei já estar vivendo esta vida abundante.

Penso que seja isso que cada coração vai levar consigo em sua história, os detalhes de uma jornada realizada no caminho de Deus e ao lado dos melhores amigos.

Que os nossos tesouros sejam preservados e multiplicados, e que nos próximos anos continuemos sendo mais do que amigos, que continuemos AMIGOS DE CRISTO PARA SEMPRE.

Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário