sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MELHORES A CADA DIA



Neste belo universo, todas as criaturas vivas caminham no sentido da evolução movidas por um forte instinto natural, onde cada espécie viva trabalha em função da própria, e assim pela evolução da vida universal.

Na vida animal este movimento é bastante visível principalmente nos rituais de acasalamento, quando o macho mais forte, robusto e belo acaba eleito pela fêmea para patrocinar a próxima geração. Gens selecionados formarão indivíduos melhores.

Evoluir é preservar a vida e além, é aproximá-la da perfeição.

Veja bem, é diferente do desejo de se tornar Deus, isso jamais conseguiremos, pois sempre seremos criaturas, o que buscamos sim é a aproximação da Sua perfeição.

Porque caminhar em sentido contrário é extinção.

Somos humanos e, ao mesmo tempo, participamos do reino animal. Somos carne, ossos, sangue, mas somos também espírito. É o que faz da evolução humana um pouco diferente das demais. Ela possui seu contexto enriquecido por esta forte energia.

Evoluímos organicamente assim como os demais seres vivos, mas evoluímos sobretudo espiritualmente.

Vivemos esperando o dia em que seremos melhores, melhores no amor, melhores na dor”. A bela música do grupo Jota Quest proclama este desejo que é fértil em cada um.  Queremos ser melhores.

E, como ser melhores?

Humanos possuem religiosidade para reconhecer o divino e preservar esta busca, pelo rito e pelo culto; e possuem espiritualidade para contemplar o Deus que habita dentro de si.

A evolução espiritual nos aproxima do Deus criador e nos chama para conhecer o seu amor pleno, a maior força existente no universo. Procuramos nos assemelhar a Ele para o sabor deste amor.

São Paulo revela o efeito que os santos Mandamentos faz em mim quando afirma na sua Carta aos Romanos: “Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.”Romanos 7:13-17

Se São Paulo conheceu o pecado pela Lei de Deus, esta não é boa? "de modo algum" ... Ele mesmo contesta esta afirmação quando diz que a Lei fez sim potencializar o pecado sob os seus olhos. Mas é justamente este o efeito desejado para a Lei, dar forma ao pecado para que ele se torne visível.

Quando passo a perceber o pecado eu adquiro a oportunidade de evoluir. Do contrário, se o pecado convive comigo na minha rotina sem que eu o veja claramente, não há como evitá-lo, é o aval que dou para que ele permaneça sorrateiro e ardiloso, parasitando a minha existência sem resistência.

Na carta aos Efésios, o próprio Paulo diz que não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12. Ou seja, contra o pecado.

Aí também se acentua a importância do efeito do batismo em mim: De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. “Romanos 6:4. Pelo batismo, morremos e ressuscitamos, do velho para o novo. O batismo é a minha identificação com o guia, Jesus. Ele mostrou como se faz.

Ao fazer um balanço da minha vida, enxergando, olhando e percebendo, é possível identificar o que há e o que falta; o que sobra e o que atrapalha. Somente após identificar esses atributos que transporto será possível encerrar o homem velho para a ressuscitação do novo. A mudança pode ser planejada.

Transpassar do velho para o novo não é uma tarefa fácil. Quando Francisco de Assis desejou viver esta transformação sofreu a pressão do seu pai a regressar na velha forma de viver. Seus amigos atiravam-lhe pedras e lama por não aceitarem a sua "prima vita".

A evolução é caminho de leveza e de paz. Esta verdade não se pode negar. E o caminho para a evolução? Cada um tem o seu, carece ser descoberto.

Que a sua evolução seja suave e que nos encontremos nesta bela jornada.

Paz e bem.

Nunes

2 comentários:

  1. Nem sempre é fácil evoluir. No dicionário EVOLUÇÃO está descrita como: Desenvolvimento ou transformação de idéias, sistemas, costumes, hábitos, seres orgânicos e inorgânicos. Temos palavras chaves ai: Desenvolvimento, transformação, idéias, costumes, hábitos. O Ser humano tem medo da mudança. Mesmo que ela seja boa, há um grande receio do Novo. Por isso, desenvolver e transformar pode parecer deixar para trás o que já construímos durante a nossa jornada na Terra. Imaginemos transformar uma idéia que temos a vida toda, ou melhor, e talvez mais difícil, transformar nossos hábitos e costumes de como agimos ou pensamos sobre determinado assunto.
    Francisco passou pela maior evolução que um ser humano pode sonhar. Deixou seus sonhos de menino, deixou sua casa, seus pais, o conforto de uma vida boa para desenvolver a alma. Transformar uma pequena pedra em uma grande catedral (como hoje está lá em Assis), ele evoluiu a sua própria alma e das pessoas que estavam ao seu redor, por isso tem tantos seguidores até os dias de hoje.
    Sua frase ao final é verdadeira: “cada um tem que descobrir seu caminho para evoluir”. Acredito que esse caminho fica mais suave estando na companhia e acompanhando os ensinamentos deixados por Jesus Cristo.
    Se esta evolução é leve ou não, isso depende das escolhas que fazemos durante nossa vida terrena.
    Hoje tenho certeza que as escolhas que fazemos modificam não só a nossa vida, mas também a vida de quem nos acompanha pelo “caminho”.
    Gostei do texto, tem muitos ensinamentos nas linhas que descreveu.
    Que sejamos melhores a cada dia!!!!!!!!!!!!
    Paz e Bem.
    Érica Claudia

    ResponderExcluir
  2. Érica, Jesus um dia disse: "para entrar no reino dos céus temos que ser como meninos..."
    Creio que ser como "meninos" é limpar a consciência de todos os conceitos e refazer os sonhos a cada dia... novos sonhos de menino. Então, livre e leve, sentir no rosto a nova e fresca brisa.
    A simplicidade representa a evolução.
    Paz e bem
    Nunes

    ResponderExcluir